KIA Optima: Rebatimento do banco traseiro (se instalado)

As costas dos bancos traseiros podem rebater-se para facilitar o transporte de objetos compridos ou aumentar a capacidade de carga do veículo.

AVISO

O rebatimento das costas dos bancos traseiros destina-se a permitir o transporte de objetos mais compridos que não caibam no espaço de carga. Nunca deixe os passageiros sentarem-se em cima das costas rebatidas dos bancos traseiros com o automóvel em andamento. Este lugar não é apropriado, visto não dispor de cintos de segurança. Além disso, em caso de acidente ou travagem brusca, podem ocorrer lesões graves ou mesmo a morte de passageiros.

Os objetos transportados sobre as costas dos bancos traseiros rebatidas não devem exceder a altura dos bancos dianteiros. Isso poderia fazer com que a carga deslizasse para a frente e causasse lesões ou danos em caso de travagem brusca.

Regulação das costas do banco traseiro

Para rebater o encosto do banco traseiro:

1. Introduza o retentor do cinto de segurança traseiro na bolsa situada entre as costas e o assento do banco traseiro. Depois, introduza a correia do cinto de segurança traseiro na guia, para evitar eventuais danos no mesmo.

2. Coloque as costas dos bancos da frente na vertical e, se necessário, faça deslizar estes bancos para a frente.

Regulação das costas do banco traseiro

3. Regule os encostos de cabeça traseiros para a sua posição mais baixa.

4. Puxe para fora a alavanca (1) de retenção das costas do banco (situada na bagageira). Depois, rebata o banco na direção da frente do veículo.

5. Para utilizar o banco traseiro, levante e empurre firmemente as costas do banco para trás, até ouvir o "clique" de encaixe. Certifique-se então de que as costas do banco estão devidamente encaixadas.

6. Recoloque o cinto de segurança traseiro na posição correta.

AVISO

Após o rebatimento do banco traseiro e a colocação do banco do condutor na posição ideal de condução, não volte a alterar a posição de rebatimento, pois se o fizer a carga poderá provocar lesões aos ocupantes em caso de travagem brusca ou colisão.

 

AVISO - Colocar bancos na posição vertical

Para voltar a endireitar o encosto do banco traseiro, segure com firmeza o encosto e endireite-o lentamente.

Se endireitar o encosto sem que este permaneça bem firme no local, o encosto pode saltar para a frente, correndo então o risco de provocar ferimentos nos ocupantes.

 

AVISO

Quando colocar novamente os encostos dos bancos traseiros na sua posição vertical, tenha cuidado para não danificar as correias ou os retentores dos cintos de segurança.

Não permita que as correias ou os retentores fiquem entalados no banco traseiro.

Certifique-se de que o encosto do banco traseiro está bem encaixado na posição vertical, empurrando para isso a sua parte superior. Caso contrário, numa situação de acidente ou travagem brusca, o banco poderá regressar à posição rebatida e permitir que a carga da bagageira seja projetada para o interior do habitáculo, provocando eventualmente lesões graves ou até mesmo mortais.

 

CUIDADO - Danos nos retentores dos cintos de segurança

Quando proceder ao rebatimento do encosto do banco traseiro, insira o retentor do cinto na bolsa que fica entre o encosto e o assento do banco traseiro. Desta forma evitará que o encosto do banco traseiro danifique o retentor.

 

CUIDADO - Cintos de segurança traseiros

Quando endireitar os encostos dos bancos traseiros, posicionando-os na vertical, recorde-se de posicionar também os cintos de segurança na posição correta.

 

AVISO - Carga

A carga deve ficar sempre bem fixa, de modo a não ser projetada pelo veículo numa colisão e causar lesões nos seus ocupantes. Convém ter um cuidado especial com os objetos colocados nos bancos traseiros, visto que podem atingir os ocupantes dos bancos dianteiros em caso de colisão frontal.

 

AVISO - Carregar carga

Quando carregar ou descarregar o veículo, certifique-se de que o motor está desligado, a caixa de velocidades automática na posição P (estacionamento) / caixa de velocidades manual em 1ª e o travão de estacionamento devidamente acionado. Se não tomar estas medidas, o veículo poderá começar a rolar caso a alavanca das mudanças seja deslocada para outra posição inadvertidamente.

Veja também:

Hyundai i40. Luz indicadora de avaria travão eléctrico de estacionamento (EPB)
A luz indicadora EPB acende-se quando se liga o interruptor da ignição, mas deve apagar-se passados aproximadamente 3 segundos. Se a luz avisadora não se acender, ou permane ...

Volkswagen Passat. Monitoramento do interior do veículo e alarme antirrebocagem
Fig. 80 Ao lado do banco do condutor: botão para desligar o monitoramento do interior do veículo e o alarme antirrebocagem. Fig. 81 No console do teto: sensores do monitoramen ...

KIA Optima. Desligar o sistema VSM
Se carregar no botão "ESC OFF" para desligar o sistema ESC, o sistema VSM desativa-se ao mesmo tempo e acende-se a luz indicadora ESC OFF ( ). Para ligar o sistema VSM, prima ...

Modelos