Lavagem
Para ajudar a proteger os acabamentos do seu veículo contra a ferrugem e a deterioração, lave-o bem e com frequência (pelo menos uma vez por mês) com água morna ou fria.
Se utilizar o veículo em percursos todo-o-terreno, lave-o após cada viagem. Preste especial atenção à remoção de acumulações de sal, sujidade, lama ou outras matérias estranhas acumuladas.
Mantenha sempre os orifícios de escoamento da parte inferior das portas limpos e desentupidos.
Se não forem removidos imediatamente, os insetos, o alcatrão, a seiva das árvores, os dejetos das aves, a poluição industrial e outros depósitos semelhantes podem danificar o acabamento do veículo.
A lavagem imediata com água poderá não ser suficiente para remover completamente os depósitos de sujidade. Utilize um sabão não agressivo e indicado para superfícies pintadas.
Após a lavagem, passe o veículo por água abundante morna ou fria. Não deixe o sabão secar nos acabamentos do seu veículo.
CUIDADO - Não utilize um sabão forte, detergentes químicos ou água quente, nem lave o veículo diretamente exposto à luz solar ou com a carroçaria quente. - Quando lavar os vidros laterais do seu automóvel, tenha cuidado, sobretudo se utilizar água alta pressão, para evitar que a água entre no habitáculo e molhe o interior. - De modo a evitar danos nas partes em plástico e nas lâmpadas, não as limpe com diluentes químicos ou detergentes fortes. |
AVISO - Travões molhados Depois de lavar o veículo, experimente os travões a baixa velocidade, para verificar se foram afetados pela água. Se a eficácia dos travões for inferior à normal, seque os travões, acionando-os para isso ligeiramente e com o veículo a circular a baixa velocidade. |
CUIDADO - As lavagens com água no interior do compartimento do motor, incluindo as lavagens com água a alta pressão, podem provocar a avaria dos circuitos elétricos situados no compartimento do motor. - Nunca permita o contacto de água ou de outros líquidos com os componentes elétricos/ eletrónicos ou com as grelhas de entrada de ar no interior do veículo, pois isso poderá danificá-los. |
Tratamento com cera
Aplique cera no veículo apenas quando este não apresentar vestígios de água na pintura.
Lave e seque sempre o veículo antes de aplicar a cera. Use uma cera líquida ou em pasta de boa qualidade e siga as instruções do fabricante. Aplique cera em todas as partes de metal, para protegê-las e manter o seu lustro.
A remoção de óleo, alcatrão e materiais semelhantes com um tira-manchas tira também a cera do acabamento. Volte a aplicar cera nesses pontos, mesmo que o resto do veículo não necessite.
CUIDADO - A remoção de poeira ou sujidade da carroçaria com um pano seco risca o acabamento do veículo. - Não utilize palha-de-aço, produtos de limpeza abrasivos ou detergentes fortes com agentes altamente alcalinos ou cáusticos em peças de alumínio cromado ou anodizado. Se o fizer, poderá danificar o revestimento protetor e causar a descoloração ou deterioração da pintura. |
Reparação de danos no acabamento
Repare imediatamente os riscos profundos ou picadas de gravilha na pintura do veículo. O metal exposto enferruja rapidamente, o que pode tornar a reparação mais cara.
NOTA
Se o veículo apresentar danos e necessitar de reparação ou substituição de partes metálicas, certifique-se de que a oficina aplica materiais anticorrosão nas partes reparadas ou substituídas.
KIA Optima. Porta-luvas
O porta-luvas pode ser trancado e
destrancado com uma chave mestra (ou chave mecânica da smart key)
(se instalado).
Para abrir o porta-luvas, empurre
o botão e o porta-luvas ir& ...
Hyundai i40. Utilizar a embraiagem
Antes de introduzir a mudança, carregue
a fundo no pedal da embraiagem.
Depois, liberte devagar. O pedal da
embraiagem deve estar sempre livre de
pressão durante a conduç&at ...
Hyundai i40. Combinado de instrumentos
1. Conta-rotações
2. Velocímetro
3. Indicador da temperatura do fluido de
refrigeração do motor
4. Indicador do nível de combustível
5 ...