- A caixa de velocidades manual tem 6 velocidades de progressão.
Este padrão está impresso no punho da alavanca da caixa de velocidades. Trata-se de uma caixa totalmente sincronizada em todas as velocidades de progressão, o que facilita a introdução de uma velocidade acima ou abaixo.
- Para engrenar uma nova mudança, carregue a fundo no pedal da embraiagem e depois liberte-o devagar.
Se o seu veículo estiver equipado com um interruptor da ignição, quando ligar o motor de arranque terá de carregar no pedal da embraiagem, senão o motor não arranca - A alavanca das mudanças tem de ir ao ponto-morto antes de se introduzir a marcha-atrás (posição R).
Para deslocar a alavanca das mudanças para a posição R, tem de puxar para cima o botão imediatamente abaixo do punho da alavanca enquanto a desloca.
Certifique-se de que o veículo está parado antes de passar para a posição R (marcha-atrás).
Nunca deixe o motor trabalhar com o conta-rotações (rpm) na zona vermelha.
CUIDADO - Ao reduzir de 5ª para 4ª, tenha atenção para não carregar lateralmente na alavanca das mudanças e colocá-la inadvertidamente em 2ª. Uma redução de tal maneira forte pode aumentar o regime do motor de maneira a colocar o conta-rotações na zona vermelha. Esse excesso de rotações pode danificar o motor e a caixa de velocidades. - Não reduza mais de 2 mudanças, nem faça reduções se o motor estiver a trabalhar a uma rotação elevada (5000 rpm ou mais). Reduzir desta forma pode danificar o motor e a caixa de velocidades. - Quando passar de 5ª para 6ª velocidade, deve sempre empurrar a alavanca das mudanças totalmente para a direita. Caso contrário, poderá engrenar inadvertidamente a 3ª ou a 4ª e danificar a caixa de velocidades. |
- Em condições de tempo frio, poderá ser difícil efetuar mudanças sem o lubrificante da caixa de velocidades ter aquecido. Esta situação é normal e não prejudica a caixa de velocidades.
- Se tiver o veículo totalmente parado e lhe for difícil introduzir a 1ª ou a marcha-atrás (posição R), leve a alavanca ao ponto-morto e liberte a embraiagem. Volte a carregar no pedal da embraiagem e engate então a 1ª ou a marcha-atrás.
CUIDADO - Para evitar o desgaste prematuro e danos na embraiagem, não conduza com o pé em cima do pedal da embraiagem. De igual modo, não utilize a embraiagem para manter o veículo parado numa subida (ponto de embraiagem) enquanto espera que o sinal do semáforo abra, etc. - Não utilize a alavanca da caixa de velocidades como apoio para a mão durante a condução, pois isso poderá provocar um desgaste prematuro. - Para utilizar o pedal da embraiagem, carregue no pedal a fundo. Caso contrário, pode danificar a embraiagem ou ouvir um ruído. - Para evitar possíveis danos na embraiagem, não arranque em 2ª exceto se o piso estiver escorregadio. |
AVISO Antes de sair do banco do condutor, engate sempre bem o travão de estacionamento e desligue o motor. Depois, certifique-se de que deixou a caixa de velocidades em 1ª, se o veículo ficar estacionado num local plano ou numa subida, ou em marcha-atrás (posição R), numa descida. Se estas precauções não forem tomadas pela ordem indicada, o veículo poderá mover-se de forma inesperada e brusca. |
Honda Accord. Trava de Segurança para Crianças nas Portas
As travas de segurança para crianças impedem que as portas traseiras sejam
abertas por
dentro do veículo, independentemente da posição da lingueta de trava.
Ajus ...
Ford Mondeo. Limitações do sistema
O sistema poderá não funcionar corretamente se qualquer uma das seguintes condições
se verificar:
Se os sensores estiverem obstruídos.
Se veículos estacionados em espaços adjacentes ou ob ...
Ford Mondeo. Regeneração manual do filtro de partículas Diesel
CUIDADONão estacione o veículo nem o deixe ao ralenti sobre
folhas secas ou erva seca ou outro material combustível. O processo de regeneração
cria temperaturas muito elevadas dos gases de es ...