KIA Optima: Como funciona o sistema áudio de um automóvel

Como funciona o sistema áudio de um automóvel

Os sinais de rádio AM e FM são transmitidos através das torres emissoras/retransmissoras localizadas na sua região. São intercetados pela antena do rádio montada no seu veículo. O sinal é recebido pelo rádio e enviado para os altifalantes montados no seu veículo.

Quando no veículo é captado um sinal de rádio forte, o sistema de precisão do seu sistema de rádio assegura a melhor qualidade de reprodução possível. Contudo, nalguns casos o sinal captado pode não ser forte nem claro.

Isto deve-se a vários fatores, nomeadamente a distância da estação de rádio, a proximidade de outra estação de rádio com um sinal de emissão forte ou a presença de edifícios, pontes ou outras construções volumosas na zona.

Como funciona o sistema áudio de um automóvel

As emissoras AM alcançam maior distância do que as emissoras FM.

Isto deve-se ao facto de as ondas de rádio AM serem transmitidas em frequências baixas. Estas ondas de rádio com frequências longas e baixas conseguem correr a curvatura da terra e depois dispersam em linha reta para fora da atmosfera.

Além disso, conseguem contornar obstáculos, e por isso conseguem fornecer melhor cobertura de sinal.

Como funciona o sistema áudio de um automóvel

As emissoras FM transmitem a frequências elevadas e não conse guem correr a curvatura da superfície da Terra. É por isso que geralmente as emissoras FM distorcem a curtas distâncias da estação. Portanto, o sinal FM é facilmente afetado quando encontra edifícios, montanhas, ou outras obstruções. Podem ocorrer determinadas condições de audição que podem levá-lo a concluir que o rádio tem algum problema. As condições que se seguem são normais e não indicam problemas no rádio:

Como funciona o sistema áudio de um automóvel

- Fading (enfraquecimento da receção) - À medida que o veículo se afasta da estação emissora, o sinal fica mais fraco e o som fica distorcido. Quando se verificar esta situação, recomendamos que seja selecionada outra estação com sinal mais forte.

- Oscilação/Estática - Pouco sinal FM ou uma grande obstrução entre o transmissor e o seu rádio pode distorcer o sinal, causando ruídos de eletricidade estática ou de oscilação. Baixar os agudos pode reduzir este efeito até que as interferências diminuam.

Como funciona o sistema áudio de um automóvel

- Saltar entre estações - à medida que o sinal FM fica mais fraco, possivelmente existe outro sinal perto da mesma frequência que começa a tocar. Isto deve-se ao facto do seu rádio estar formatado para bloquear no sinal mais claro. Se acontecer, selecione outra estação com sinal mais forte.

- Cancelamento de multicanais - receber sinal de rádio de várias direções pode causar distorção e vibração no som. Isto pode acontecer através da receção direta ou refletida do sinal da mesma estação, ou através do sinal de duas estações com frequências fechadas.

Se tal acontecer, selecione outra estação até que estas condições sejam ultrapassadas.

Utilizar um telemóvel ou um rádio com duas vias de comunicação

Quando o telemóvel é utilizado no interior do veículo, é possível que o sistema áudio reproduza ruído. Isto não significa que o equipamento áudio tenha qualquer problema. Neste caso, utilize o telemóvel tão longe do equipamento áudio quanto possível.

CUIDADO

Quando utilizar um sistema de comunicação tal como um telemóvel ou conjunto de rádio no interior do veículo, deve ser montada uma antena exterior.

Quando um telemóvel ou conjunto de rádio é utilizado apenas com a ajuda da antena interior, é possível que interfira com o sistema elétrico e afecte o funcionamento de segurança do veículo.

 

AVISO

Não utilize telemóveis durante a condução. Pare num local seguro sempre que tiver de utilizar um telemóvel.

Veja também:

Hyundai i40. Entrada Aux, USB e iPod (se instalado)
Se o seu veículo tiver uma entrada aux e/ou USB(universal serial bus) ou entrada iPod, poderá utilizar a entrada aux para ligar aparelhos áudio, a entrada USB para ligar um US ...

Volkswagen Passat. Orientações para condução ao rebocar
Rebocar exige uma certa prática, principalmente na utilização de um cabo de reboque. Ambos os condutores devem estar familiarizados com as particularidades do processo de reboc ...

Hyundai i40. Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) (se instalado)
(1) Indicador de baixa pressão dos pneus / Indicador de avaria do sistema TPMS (2) Indicador de posição de baixa pressão dos pneus (Visualizado no visor LCD) Se a ...

Modelos