(1) Indicador de baixa pressão dos pneus / Indicador de avaria do sistema TPMS
(2) Indicador de posição de baixa pressão dos pneus (Visualizado no visor LCD)
Se a luz indicadora de avaria do sistema TPMS permanecer acesa depois de piscar durante cerca de 1 minuto, o sistema poderá não estar em condições de detectar ou assinalar a pressão insuficiente dos pneus, como se pretende.
Todos os pneus, incluindo o sobresselente (se instalado), devem ser inspeccionados mensalmente a frio e enchidos com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo.
(Se o seu veículo tiver pneus com um tamanho diferente do tamanho indicado na etiqueta, informe-se sobre a pressão de enchimento correcta desses pneus.) Para aumentar a segurança, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) que acende um indicador de baixa pressão dos pneus se um ou mais pneus tiver uma pressão de enchimento demasiado baixa. Assim, se esse indicador se acender, pare o veículo e inspeccione os pneus logo que possível.
Em seguida, encha-os com a pressão correcta. Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus pode dar origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos.
De igual modo, uma pressão de enchimento demasiado baixa diminui a eficiência de combustível e o tempo de vida do piso do pneu, podendo ainda afectar a maneabilidade e a capacidade de paragem do veículo.
Recordamos que o sistema TPMS não substitui uma manutenção adequada dos pneus, sendo da responsabilidade do condutor mantêlos com uma pressão de enchimento correcta, mesmo que a baixa pressão de enchimento não tenha ainda atingido o nível de acendimento do indicador de baixa pressão dos pneus do sistema TPMS.
O seu veículo foi equipado com um indicador de avaria no sistema TPMS que é activado se o sistema não estiver a funcionar correctamente.
O indicador de avaria do sistema TPMS está combinado com a luz avisadora de pressão reduzida dos pneus.
Quando o sistema detecta um problema no funcionamento, a luz avisadora pisca durante aproximadamente um minuto e depois fica permanentemente acesa. Este sequência continuará a repetir-se sempre que ligar o veículo até que o problema seja resolvido.
Se a luz indicadora de avaria do sistema TPMS permanecer acesa depois de piscar durante cerca de 1 minuto, o sistema poderá não estar em condições de detectar ou assinalar a pressão insuficiente dos pneus, como se pretende. As avarias do sistema TPMS podem ocorrer por várias razões, tais como a instalação no veículo de pneus ou rodas sobresselentes ou alternativos que obstem ao funcionamento correcto do sistema TPMS.
Depois de substituir um ou mais pneus ou rodas do veículo, verifique sempre o indicador de avaria do sistema TPMS para se certificar de que os pneus e rodas sobresselentes ou alternativos não interferem com o funcionamento correcto do sistema TPMS.
NOTA
Dirija-se ao concessionário HYUNDAI mais próximo para que este examine o seu automóvel, sempre que suceder uma das seguintes situações:
Indicador de baixa pressão dos pneus
Indicador de posição de baixa pressão dos pneus
Se os indicadores de aviso do sistema de monitorização da pressão dos pneus se acenderem, isso é sinal de que há um ou mais pneus com uma pressão de enchimento demasiado baixa. O indicador luminoso da posição de baixa pressão dos pneus indica o pneu que regista uma pressão de enchimento demasiado baixa acendendo a luz da posição correspondente.
Se ambos os indicadores se acenderem, abrande imediatamente, evite curvas apertadas e preveja distâncias de paragem mais longas.
Pare o veículo e inspeccione os pneus logo que possível. Encha os pneus com a pressão correcta, indicada na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo, colocada no painel exterior do pilar central do lado do condutor.
Se não conseguir chegar a uma estação de serviço ou o pneu não retiver o ar do enchimento, substitua o pneu com baixa pressão pelo pneu sobresselente.
Depois de substituir o pneu com pressão insuficiente pelo pneu sobresselente, ocorre uma das seguintes situações:
CUIDADO
No Inverno ou com o tempo frio, o indicador de baixa pressão dos pneus pode acender-se se a pressão do pneu for regulada de acordo com a pressão de enchimento recomendada para o tempo quente. Isto não significa que haja uma avaria no sistema TPMS, visto que a descida da temperatura provoca uma diminuição proporcional da pressão do pneu.
Se conduzir o veículo de uma zona de tempo quente para outra de tempo frio ou viceversa, ou a temperatura exterior for muito mais alta ou baixa, verifique a pressão de enchimento dos pneus e regulea de acordo com a pressão de enchimento recomendada.
AVISO - Danos em pneus com baixa pressão
Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus torna o veículo instável e pode contribuir para a perda de controlo do veículo e maiores distâncias de travagem.
Além disso, a circulação contínua com os pneus nesse estado dará origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos.
Indicador de avaria do sistema TPMS (Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus)
Quando ocorre um problema com o sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), a luz indicadora de avaria do TPMS acende-se depois de piscar durante cerca de 1 minuto. Se o sistema tiver condições para detectar correctamente um aviso de falta de pressão e simultaneamente a falha do sistema, então a luz indicadora de avaria do TPMS permanece acesa depois de piscar durante cerca de 1 minuto e a luz indicadora da posição do pneu com pressão insuficiente acende-se.
Por exemplo, se o sensor do pneu esquerdo da frente falhar, a luz indicadora de avaria do TPMS permanece acesa depois de piscar durante cerca de 1 minuto, mas se o pneu direito da frente, esquerdo de trás ou direito de trás apresentarem pressão insuficiente, a luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente poderá acender-se simultaneamente com a luz indicadora de avaria do TPMS.
Mande verificar o sistema num Reparador Autorizado HYUNDAI logo que possível para determinar a causa do problema.
CUIDADO
Trocar um pneu com TPMS
Se tiver um pneu vazio, o sinal luminoso de baixa pressão no pneu acende-se. Mande reparar o pneu em baixo num Reparador Autorizado HYUNDAI logo que possível ou substitua-o pelo pneu sobresselente.
CUIDADO
Nunca recorra a uma oficina de reparação de pneus que não tenha a aprovação da HYUNDAI para reparar e/ou encher um pneu com pressão insuficiente.
Se for usado um selante de pneus não autorizado pela HYUNDAI, o sensor de pressão do pneu poderá ser danificado.
E depois de ter utilizado o selante, é necessário eliminá-lo do sensor e da roda quando substituir o pneu por um novo.
Cada roda está equipada com um sensor de pressão dos pneus colocado no interior do pneu, atrás da haste da válvula. Utilize sempre as rodas específicas do sistema TPMS. Recomenda-se que a assistência aos pneus seja sempre feita num Reparador Autorizado HYUNDAI.
Depois de substituir o pneu com pressão insuficiente pelo pneu sobresselente, ocorre uma das seguintes situações:
Pode não conseguir verificar se um pneu tem pouca pressão só de olhar para ele. Utilize sempre um manómetro de boa qualidade para medir a pressão de enchimento do pneu.
Não se esqueça que um pneu quente (após a condução) registará uma medição de pressão superior à de um pneu frio (com o veículo parado pelo menos 3 horas ou circulando menos de 1,6 km durante esse período de 3 horas).
Deixe o pneu arrefecer antes de medir a pressão de enchimento.
Certifique-se sempre de que o pneu está frio antes o encher com a pressão recomendada.
Para um pneu estar frio, o veículo tem de ter estado parado durante 3 horas ou ter circulado menos de 1,6km durante esse período de 3 horas.
CUIDADO
Se o seu automóvel estiver equipado com o sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) não use nenhum outro selante de pneus excepto o contido no Conjunto de Mobilidade dos Pneus aprovado pela HYUNDAI. O selante líquido pode danificar os sensores de pressão dos pneus.
AVISO - Sistema TPMS
- O sistema TPMS não alerta o condutor para danos graves ou imprevistos nos pneus causados por factores externos como pregos ou destroços na estrada.
- Se sentir o veículo instável, desacelere imediatamente, aplique os travões suave e gradualmente e dirija-se em marcha lenta para um local seguro fora da estrada.
AVISO - Protecção do sistema TPMS
A alteração indevida, modificação ou desactivação dos componentes do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) pode interferir com a capacidade do sistema para avisar o condutor de situações de baixa pressão nos pneus e/ou avarias no sistema TPMS, bem como anular a garantia que cobre essa parte do veículo.
Ford Mondeo. Limpeza de riscas ou gráficos
É preferível lavar o veículo à mão, mas é possível utilizar a lavagem à pressão
nas seguintes condições:
Não utilize uma pressão de água superior a 2.000 psi (14.000 kPa).
Não u ...
Volkswagen Passat. Luzes de controle
Acesa
Causa possível
Solução
Rótula de engate do dispositivo de reboque
não travada.
Verificar o travamento do dispositivo de reboque ...
Volkswagen Passat. Tabela dos fusíveis do compartimento do motor
Fig. 283 No compartimento do motor: disposição dos fusíveis.
A tabela mostra os locais os fusíveis dos consumidores
relevantes ao condutor. A primeira coluna
da tabe ...